.png)
Projetos 2025

Mapeamento de
produtores de Fruta Nativas

Projeto EAMA
Escola amiga da mata

Projeto
Ponto de vendas
Atualização do Mapeamento de Produtores de Frutas Nativas da Mata Atlântica
O projeto “Atualização do Mapeamento de Produtores de Frutas Nativas da Mata Atlântica” teve como objetivo atualizar o levantamento realizado em 2021 de produtores(as) de frutas nativas da Mata Atlântica, registrando informações cadastrais e dados atualizados sobre as espécies de frutas nativas cultivadas pelos(as) produtores(as) da região, incluindo número de indivíduos, peso e outras informações relevantes. Nesta edição, foram atualizados 40 produtores(as) distribuídos em 15 municípios, com destaque para Paraibuna, que contou com 11 produtores(as) mapeados(as). Também participaram produtores(as) dos municípios de Caçapava, Cruzeiro, Cunha, Guararema, Jacareí, Natividade da Serra, Pindamonhangaba, Salesópolis, Santa Branca, São Francisco Xavier, São José dos Campos, São Luiz do Paraitinga, Tremembé e Ubatuba. A ação tem fortalecido o vínculo com os(as) produtores(as), que vêm participando ativamente de formações teórico-práticas, como o curso de manejo e poda de árvores frutíferas nativas. Além disso, está em articulação a criação de uma rede para o escoamento conjunto de produtos beneficiados das frutas nativas, estimulando a geração de renda e a conservação da biodiversidade da Mata Atlântica. Aproximadamente oito produtores(as) também estão colaborando em outros projetos do instituto, ampliando o impacto das ações e fortalecendo as iniciativas de valorização das frutas nativas e da agricultura sustentável.

Fonte: Foto elaborada por Julia de Faria, 2025.

Fonte: Foto elaborada por Fernanda Lazar, 2025.
Projeto EAMA - Escola Amiga da Mata - alimentando a Sociobiodiversidade em Paraibuna
O projeto Escola Amiga da Mata Atlântica, realizado pelo Instituto H&H Fauser com apoio da Auren e MGN, fortalece a conexão entre alimentação escolar, agricultura familiar e conservação ambiental. A iniciativa promove formações com educadoras, cozinheiras escolares, colaboradores da educação e produtores rurais, valorizando as frutas nativas e a sociobiodiversidade da região. Por meio de trilha pedagógica, oficinas e materiais educativos, o projeto incentiva práticas alimentares saudáveis e sustentáveis nas escolas. Além de estimular a renda local, contribui para o reconhecimento do valor cultural e ecológico das espécies da Mata Atlântica.

Fonte: Foto elaborada por Juliane Ferreira, 2025.

Fonte: Foto elaborada por Bruna Tarifa, 2025
Projeto Pontos de Vendas
Os Pontos de Vendas são parcerias com restaurantes e outros estabelecimentos comerciais visando a divulgação e comercialização de produtos de Frutas Nativas da Mata Atlântica, produzidas por produtores de Paraibuna. Hoje produtos a base de frutas nativas podem ser encontrados em 3 restaurantes ao longo da Rodovia dos Tamoios e na Sorveteria Casa Linda. Outra ação foi a participação em feiras criativas e feiras do setor de alimentos, incluindo a Festa da Cidade de Paraibuna em parceria com a Casa Linda. Além de divulgar as fruta nativas, as feiras trouxeram parceiros que desenvolveram produtos a base dessas frutas. O objetivo dessa iniciativa é divulgar as frutas ,fortalecendo a comercialização e o escoamento da produção dos pequenos produtores da região. Nesta primeira fase foram envolvidos 6 pequenos produtores , número este que já chegou a 10 , que tem a intensão de unir forças para aumentar o escoamento das frutas. Essa iniciativa foi realizada pelo Instituto Fauser em parceria com Instituto Regenera, Mombora e TNC.

Fonte: Foto elaborada por Juliane Ferreira, 2025.
Convênio:
![]() |
|---|

Fonte: Foto elaborada por Juliane Ferreira, 2025.
![]() |
|---|
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |








